FERNANDO FERNANDES

HISTÓRICO


Modalidade

Multiesportista

Títulos

MEDALHA DE OURO
Campeonato Sulamericano de Canoagem

MEDALHA DE OURO
Campeonato Mundial de Canoagem

Minha trajetória na Canoagem se iniciou ainda no Centro de Reabilitação Sarah, em Brasília, onde utilizávamos o esporte de forma lúdica no processo de reabilitação. Porém quando me vi sentado em um caiaque no Lago Paranoá, com o vento batendo no meu rosto e aquela natureza incrível ao meu redor, aquilo me proporcionou uma sensação de LIBERDADE tão grande, e mais do que isso foi sentir novamente a sensação de CAPACIDADE.

Depois de algum tempo descobri que haveria uma maratona de canoagem na cidade e fui logo me informar com a organizadora do evento, curioso para saber se uma pessoa com lesão medular, com paralisia nas pernas, teria condições de adaptar o caiaque para participar da prova. Ela foi muito solícita e, apesar de nunca ter trabalhado com atletas com deficiência, fez um convite para que eu fosse lá alguns dias antes da prova para fazer alguns treinos e adaptações. E foi exatamente o que eu fiz. Apareci por lá bem cedinho, cheio de vontade, e conheci a Daiana Nishimura, uma pessoa apaixonada por este esporte. Começamos a procurar algum caiaque no qual pudesse remar com segurança. Fizemos um assento improvisado com algumas almofadas que eu levei e assim dei minhas primeiras remadas.

O dia 11 de dezembro de 2009 foi quando comecei pra valer a minha vida na paracanoagem. Eu mal conseguia dormir de tanta ansiedade. Eu nunca tinha remado uma distância dessa e não tinha a menor ideia se conseguiria completar os 12Km. No meio da competição senti minhas mãos adormecerem e meus ombros queimarem. A dor se espalhava por todo o corpo mas, depois de passar por uma lesão tão grave, eu sentia como se tivesse descoberto o real poder da mente, e foi naquele momento de dor intensa que eu decidi que aquele esporte seria a minha vida.

A partir dali encarei a canoagem com a devida seriedade e saí procurando por competições que aconteceriam em 2010. Descobri que em agosto aconteceria o Campeonado Mundial de Canoagem, na Polônia, e coloquei na minha cabeça que eu estaria lá. Passei mais quatro meses em Brasília treinando e aprendendo as técnicas da canoagem com a Diana Nishimura, e no fim de março finalmente voltei para casa, em São Paulo, onde conheci meu treinador e amigo Paulo Barbosa, que imediatamente acreditou na minha “loucura.”

Eu ainda não possuía um caiaque e, mesmo com equipamentos emprestados, começamos o aperfeiçoamento da minha técnica, até que no mês de maio recebi um convite da Nelo, maior fabricante de caiaques do mundo, para ir à sua sede, em Portugal, para que fosse produzido um caiaque sob medida a fim de melhorar o desempenho. Ainda com pouca experiência, fui a La Plata participar do Campeonato Sul-Americano de Canoagem. Lá conquistei o ouro e, mais importante, a tão sonhada vaga para o Mundial!

No dia 25/08/10, peguei o avião em São Paulo em direção a Europa, cidade de Poznań, Polônia. Chegando lá me deparei com uma estrutura inimaginável, uma arquibancada com cerca de 7 mil pessoas e com os maiores canoístas do mundo. No primeiro dia confesso que fiquei um pouco assustado, pois estava um dia nublado e com muito vento, porém decidi cair na água pra quebrar aquele medo. Remei por cerca de 1 hora e no período da tarde treinei novamente.

E finalmente no dia 29/08/10 estava eu na tão sonhada e desejada Final do Campeonato Mundial. Entrei na água confiante, pois sabia que aquele desafio era muito maior do que a busca pelo "Ouro". Era um desafio pessoal de saber o quanto eu ainda era "CAPAZ". Quando soou a buzina eu só consegui enxergar a linha de chegada e me tornei o Primeiro Brasileiro Campeão Mundial da Historia.

Hoje eu levo a Canoagem como religião, como estilo de vida, e agradeço todos os dias a Deus por ter colocado esse ESPORTE na minha vida. Agora minha missão é fazer com que esse esporte se torne grande em nosso país.

CONHEÇA OUTROS ATLETAS


Paola Klokler

Sou de uma família tradicional e na época do meu nascimento eram muito rígidos e conservadores; meus avós não conseguiam aceitar o fato de ter uma neta com deficiência, para eles não era normal. Para ajudar, meu pai biológico decidiu sumir...

Veja Mais

Gelson Junior

Aos 6 meses de idade, Gelson teve poliomielite, o que comprometeu sua perna direita. Ele conta, no entanto, que sempre levou numa boa a deficiência. O basquete até chegou meio tarde na sua vida. Gelson só descobriu o esporte aos 22 anos.

Veja Mais

NOSSAS
SOLUÇÕES

Conheça todas as soluções oferecidas pela Jumper.
Escolha a sua preferida ou personalize!

Cadeira de Rodas Le Parkour
A Le Parkour é um novo conceito em cadeira de rodas ativa da marca JUMPER®, desenvolvida no Brasil utilizando materiais da mais alta qualidade e tem como objetivo proporcionar maior mobilidade aos seus usuários no dia a dia, permitindo que tenham maior facilidade no deslocamento, oferecendo máximo conforto e segurança, sempre seguindo as normas aplicáveis e a legislação vigente.
www.jumperequipamentos.com.br
Cadeira de Rodas Le Parkour Kids
A WCMX Le Parkour KIDS é um novo conceito em cadeira de rodas ativa Infantil da marca JUMPER®, desenvolvida no Brasil utilizando materiais da mais alta qualidade e tem como objetivo proporcionar maior mobilidade aos seus usuários no dia a dia, permitindo que tenham maior facilidade no deslocamento, oferecendo máximo conforto e segurança, sempre seguindo as normas aplicáveis e a legislação vigente.
www.jumperequipamentos.com.br
Cadeira de Rodas Infinity Kids
A Infinity Kids é um novo conceito em cadeira de rodas ativa Infantil da marca JUMPER®, desenvolvida no Brasil utilizando materiais da mais alta qualidade e tem como objetivo proporcionar maior mobilidade aos seus usuários no dia a dia, permitindo que tenham maior facilidade no deslocamento, oferecendo máximo conforto e segurança, sempre seguindo as normas aplicáveis e a legislação vigente.
www.jumperequipamentos.com.br
Cadeira de Rodas Parapodium
O PARAPODIUM DYNAMIC é um novo conceito em estabilizador vertical Infantil da marca JUMPER®, desenvolvido no Brasil, utilizando materiais da mais alta qualidade e tem como finalidade proporcionar um trabalho terapêutico de ortostatismo dinâmico, onde o usuário poderá fazer a reabilitação física e emocional no seu dia a dia com conforto e segurança, sempre seguindo as normas aplicáveis e a legislação vigente.
www.jumperequipamentos.com.br
Cadeira de Rodas Esportiva Pro Action
A WCMX PRO ACTION é um novo conceito em cadeira de rodas esportiva da marca JUMPER®, desenvolvida no Brasil utilizando materiais da mais alta qualidade para prática de Paraesporte WCMX Wheelchair MotoCross, oferecendo máximo conforto e segurança, sempre seguindo as normas aplicáveis e a legislação vigente.
www.jumperequipamentos.com.br

LIGUE-NOS: +55 (19) 3522-2262

Rua 27, 1886 - RIO CLARO (SP) BRASIL